Legado Experiência terá cineasta Mara Mourão como palestrante principal

legadoexperiencia

Diretora do filme “Quem se importa” vem a Curitiba para entrega do VII Prêmio Legado de Empreendedorismo Social. Festividade do dia 17 de outubro é gratuita e aberta ao público, mas as vagas são limitadas

A cineasta Mara Mourão é a convidada de honra do Legado Experiência 2019. Palco de inspiração, conhecimento e premiação do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, o evento chega a sua terceira edição com o questionamento: “Quem se importa?”. A temática que dá título à celebração de fim de ano tem como referência o longa-metragem de 2012 dirigido pela cineasta brasileira. Em “Quem se importa” Mara Mourão revela com sensibilidade a trajetória de impacto socioambiental de diferentes empreendedores ao redor do mundo. O Legado Experiência é no dia 17 de outubro, quinta-feira, a partir das 17h30, no Teatro Fernanda Montenegro. O evento é aberto ao público e gratuito, mas é preciso efetuar a inscrição online, pois as vagas são limitadas. Mais de uma centena de empreendedores sociais devem se reunir para a noite de premiação.

Com a indagação “Quem se importa?” essa edição do evento quer provocar a reflexão e convidar os participantes à ação, somando forças a um movimento global de engajamento cívico. “Como articuladores do ecossistema de impacto social, acreditamos que a cidadania não se restringe ao pagamento de impostos e o exercício de direitos e deveres. Para construir um mundo melhor, é preciso ir além da cobrança de ações do governo, ocupar o espaço vazio e propor soluções inovadoras”, defende James Marins, presidente e fundador do Instituto Legado. Para ele, o aquecimento do setor 2.5 no Brasil e em Curitiba é o reflexo de uma tendência mundial que mobiliza forças coletivas e descentralizadas em prol de causas sociais e ambientais. “Vivemos a época da melhor oportunidade da humanidade, com maior conhecimento, tecnologia e avanços cada vez mais velozes que nos permitem promover mudanças profundas de forma rápida. É o Movimento Transformador Massivo, que depende de cada um de nós individualmente”, completa.

A presença de Mara Mourão não é por acaso. A convidada de honra do evento inspirou a fundação do Instituto Legado, há sete anos. Na época, o casal de advogados James e Glaucia Marins procuravam uma causa para se dedicar. Foi quando tiveram a oportunidade de assistir o documentário “Quem se importa” e abraçar o empreendedorismo social como propósito de vida. “É muito gratificante promover o encontro entre a ampla rede de empreendedores sociais que criamos na nossa região e uma profissional engajada e influenciadora como a Mara Mourão”, conta Glaucia Marins, vice-presidente da organização. “Depois de ouvir aquele questionamento, em 2012, hoje podemos responder ‘sim, eu me importo, e você’?”, provoca.

Entre as novidades do Legado Experiência 2019 está a exposição das iniciativas de impacto socioambiental que participaram do Projeto Legado esse ano. Serão mais de 30 organizações à disposição do público interessado em saber mais sobre atuação delas em diferentes regiões do Brasil. Como já é tradição, as organizações aceleradas concorrem a três prêmios de R$ 10 mil reais cada. As vencedoras selecionadas por uma banca multidisciplinar serão anunciadas na noite de celebração. A sensibilização para causa fica por conta de apresentações artísticas que vão enriquecer a programação. A cantora Liane Guariente abre o espetáculo e é seguida pela poesia de Wellington Sabino e a musicista Jeruza Miller. Toda a programação será traduzida para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Livro sobre Movimento Transformador Massivo motiva plantio de árvores

O evento também será palco para o lançamento do livro “A Era do Impacto”, o primeiro de James Marins na área de empreendedorismo e negócios sociais. É neste volume que o presidente do Instituto Legado defende o conceito de Movimento Transformador Massivo e argumenta que a humanidade vive o momento mais propício para realização de grandes avanços sociais. Com forte resgate teórico, histórico e filosófico, o autor faz um panorama sobre o perfil do empreendedor tradicional e compara-o ao modelo mental do empreendedor de impacto, defendendo que este é diferenciado por priorizar o elemento ético nos negócios. Ele ainda avalia a evolução humana tendo como premissa a ideia de que vivemos na era de um aprimoramento que nos conduzirá, como espécie, à liberdade consciencial – isto é, a liberdade da consciência.

O papel do novo livro de James Marins tem impressão ecologicamente responsável, foi editado pela Editora Voo, certificada pelo Sistema B, e estará disponível para venda durante o evento. Os direitos autorais serão doados ao fundo de manutenção dos projetos do Instituto Legado, que oferece serviços gratuitos à comunidade empreendedora. Além disso, a cada livro vendido uma árvore será plantada.

Ensino de Impacto

A noite do dia 17 também será de comemoração para mais de 60 alunos que se formam na primeira turma de pós-graduação EAD em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais, conduzida pelo Instituto Legado em parceria com a FESP. Devido ao uso de tecnologias e metodologia inovadora, o curso conta com alunos de todas as regiões do país (em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Essa primeira turma conta com alunos da maior bolsa de estudos já mobilizada para uma especialização em empreendedorismo social no Brasil. São 49 bolsistas que tiveram seus estudos incentivados por empresas e investidores sociais. Após um ano de estudos, com 360 horas de conteúdo autoral inovador, qualidade audiovisual artística, mentoria personalizada e elaboração de um projeto final de impacto social, a turma de empreendedores sociais de todo o Brasil se forma como especialistas em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais. Dando continuidade à expansão de impacto social por meio do ensino superior a distância, na ocasião, o Instituto Legado, em parceria com a Universidade Positivo, vai lançar o primeiro  MBA Gestão de Negócios de Impacto. Interessados poderão se inscrever durante o Legado Experiência.

História do Legado Experiência

O Legado Experiência foi criado em 2017 com a proposta de levar a sensibilidade da linguagem artística para a festa de encerramento do Projeto Legado, programa de aceleração gratuito que, desde 2013, oferece a empreendedores sociais de todo o país um ano de capacitações e mentorias em áreas como sustentabilidade financeira, design thinking, gestão de projetos, aspectos jurídicos e comunicação. Desde então, o evento tornou-se um dos mais importantes do ecossistema de empreendedorismo social.

Sobre Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é um caminho evolucionário capaz de transformar o mundo. Acreditamos no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação. Entendemos que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Criamos condições para ampliação do legado de pessoas, iniciativas e negócios sociais e ambientais. Oferecemos educação inovadora, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação. Nosso propósito é impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça. O nosso legado é levar o social para o empreendedorismo e o empreendedorismo para o social.

Atuamos em três frentes estratégicas: Aceleração, Educação Formal e Fortalecimento de Rede. Anualmente, por meio do Projeto Legado, selecionamos, treinamos gratuitamente e investimos em organizações sociais de alto potencial de impacto positivo. Somos pioneiros na Educação orientada para Impacto Social, sendo os idealizadores da primeira pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais do Sul do Brasil e desenvolvedores da primeira pós-graduação a distância, com metodologia inovadora, além de autores de livros sobre o tema. Para propiciar o trabalho social em rede, criamos o Legado SocialWorking, um coworking exclusivo para negócios de impacto. Fomentamos ações do ecossistema, apoiando e engajando nossos recursos em parcerias que promovam o Movimento Transformador Massivo. Saiba mais em institutolegado.org

Serviço | Legado Experiência 2019
17 de outubro, a partir das 17h30
Teatro Fernanda Montenegro
Ingressos gratuitos, mediante inscrição prévia: https://bit.ly/2k6dFto 
Vagas limitadas. 

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp