Conheça 7 fontes para captação de recursos

fontes de captação de recursos

A captação de recursos é fundamental para o funcionamento e sustentabilidade financeira de um negócio, já que garante o desenvolvimento de projetos e a expansão de impacto positivo

Para muitos empreendedores sociais, a falta de recursos necessários para tirar uma ideia do papel ou de desenvolver projetos dentro da empresa é o principal desafio. Para isso, saber onde  e como captar recursos para um negócio ou organização social é fundamental, já que sem capital, os serviços e projetos ficam estagnados. Com a atual crise causada pelo Coronavírus, a necessidade por formas mais criativas e inovadoras de arrecadar fundos ficou em evidência. Para te ajudar a garantir a sustentabilidade financeira do seu negócio, listamos sete fontes para captar recursos. Confira:

  • Aceleradoras 

Os programas de aceleração são voltadas para os negócios que já estão em funcionamento. Geralmente, oferecem mentorias com profissionais da área, estrutura de estudo, equipamentos e rede de contatos que promovem o networking entre empreendedores e investidores. O Projeto Legado, por exemplo, é um programa de aceleração em que iniciativas de impacto socioambiental positivo de todo o país podem se inscrever. Ao final do programa, os três melhores avaliados pela banca recebem o investimento de R$ 10 mil, que deve ser usado para expandir o impacto da organização ou do negócio.

  • Capital Semente 

Capital semente é um investimento feito, geralmente por um empresário, quando o negócio ainda está em estágio inicial, ou seja, apenas no papel. Além de oferecer capital, o investidor semente participa ativamente no desenvolvimento da empresa, auxiliando na estruturação do negócio e oferecendo suporte profissional. É possível conseguir investimentos de capital semente por meio de editais ou mesmo por conversas com possíveis investidores. Para isso, é importante ter na ponta da língua um plano de negócios bem estruturado, com detalhes do que pretende fazer com o dinheiro e qual o impacto social pretende gerar.

  • Editais 

Os editais, ou subvenção econômica, são oportunidades disponibilizadas por órgãos governamentais, iniciativas privadas, fundações ou institutos que dispõem recursos financeiros para patrocinar ou investir em projetos, organizações e negócios sociais. Nessa modalidade, é fundamental ter organização, ler todas as informações do edital com atenção e ter cuidado com prazos. Confira aqui os erros comuns ao se inscrever em editais

  • Investidor-anjo

O investimento-anjo é feito por pessoas físicas com seu próprio capital em empresas que ainda estão no início das atividades, mas que têm grande potencial de crescimento. Além do dinheiro, o investidor-anjo, que geralmente já possui experiência na área, também auxilia a empresa compartilhando o seu conhecimento e apresentando o negócio para sua rede de contatos. Uma dica para aqueles que querem conhecer e atrair investidores-anjo, é comparecer em eventos, cursos, palestras e workshops de empreendedorismo e investir no networking. 

  • Nota fiscal 

Especificamente para as ONGs, as notas fiscais podem ser grandes aliadas na captação de recursos. Ao fazer compras, o consumidor que não adicionar seu CPF na nota fiscal, pode doar seus pontos para as organizações sociais cadastradas no sistema Nota Paraná. Para participar do programa e receber o dinheiro, as entidades sociais devem apresentar um requerimento junto à secretária de acordo com sua área de atuação e apresentar seus principais dados, como CNPJ, comprovante de residência do responsável, certificado emitido pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), entre outros. Saiba mais

  • Leis de Incentivo

As leis de incentivo do poder público funcionam como uma forma de estimular, e principalmente, investir em projetos sociais, por meio da renúncia de uma parcela dos impostos que o Estado receberia. A ação permite que empresas e pessoas escolham onde o dinheiro será aplicado. As áreas que podem ser beneficiadas, segundo as leis de incentivo, são: de proteção à criança e ao adolescente, cultura, esporte, proteção ao idoso, combate ao câncer e reabilitação para pessoas com deficiência. 

  • Financiamento coletivo 

Em meio à pandemia do Coronavírus, o financiamento coletivo – ou crowdfunding – se tornou uma alternativa muito utilizada. Nessa modalidade, a organização arrecada dinheiro via internet e qualquer pessoa pode contribuir com o valor que quiser. Existem plataformas específicas para criar a vaquinha, como Catarse.me, Benfeitoria, Vaquinha Online e Kickante. Basta criar uma campanha e compartilhar com a família, amigos e nas redes.

Gostou das dicas? Se você quer aprender mais sobre captação recursos para o seu empreendimento, o MBA de Gestão de Negócios de Impacto Social tem um módulo dedicado exclusivamente ao tema. Saiba mais sobre o curso aqui!

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp