Dia Internacional do Voluntário: deixe seu legado

voluntariado

Você sabia que 5 de dezembro é Dia Internacional do Voluntário? A data foi instituída pelo Organização das Nações Unidas em 1985 para reconhecer e promover ações de voluntariado ao redor do mundo. São milhares de pessoas que doam tempo, amor, talento e criatividade para gerar uma sociedade mais justa e igualitária.

Em comemoração à data, o secretário-geral, António Guterres, lembrou que a agenda 2030 exige um mundo justo, equitativo, tolerante, aberto e socialmente inclusivo, no qual as necessidades dos mais vulneráveis ​​sejam atendidas. Para ele, o “voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Ainda enfatizou que, ao se conectarem com outras pessoas, os voluntários ajudam a promover um senso de propósito na sociedade.

O Instituto Legado acredita que é possível gerar impacto social positivo por meio de um voluntariado empreendedor e capacitado. Segundo o presidente e fundador do Instituto Legado, James Marins, hoje nós temos a possibilidade de usar novas tecnologias para estabelecer conexões e trabalhar com a ideia do empreendedorismo como um catalisador das oportunidades de voluntariado. Em julho deste ano, fomos convidados a integrar o programa federal Pátria Voluntária, destinado a engajar instituições públicas, sociedade civil e setor privado no fomento ao voluntariado no país. O principal papel do Legado é  levar conhecimento e metodologias para capacitar organizações e iniciativas socioambientais e incentivar um voluntariado cidadão, empreendedor e conectado a um ecossistema de impacto.

Quer saber mais sobre o tema? Confira o Pauta de Impacto sobre voluntariado empreendedor, com participação do presidente do Instituto Legado, James Marins, o fundador da plataforma Transforma Brasil, Fábio Silva.

Transforma Brasil

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp