Conheça o perfil das organizações finalistas do Projeto Legado 2017

finalistas

Uma das características do programa de capacitação oferecido pelo Instituto Legado é oferecer oportunidades para iniciativas das mais diferentes áreas e causas. Nessa edição, o número de vagas foi ampliado para 40, o que permitiu ainda mais democratização e diversidade. Cada uma delas passou por uma trajetória que incluiu aulas nas áreas de gestão de projetos, marketing pessoal, aspectos jurídicos, entre outras.

Após o amadurecimento e um processo de avaliação com especialistas ligados ao setor social, as organizações apresentaram seus projetos de expansão de impacto e 18 delas foram selecionadas como finalistas e candidatas ao investimento financeiro de R$ 10 mil. Conheça o perfil de cada finalista e inspire-se com trabalhos que fazem a diferença na vida de muitas famílias.

5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho
Atua em Paranaguá/PR e busca retirar crianças da vulnerabilidade social (drogas, violência doméstica e alienação cultural) por meio da Filosofia 5C (conscientização, conhecimento, cultura, cooperação e comunidade).
https://www.facebook.com/centrocultural5c/

AMAS Associação Menonita de Assistência Social
Presta assistência a famílias que estão em situação de risco por meio do desenvolvimento integral da pessoa. O trabalho é realizado por meio da educação infantil (crianças de 4 meses a 5 anos) e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (crianças e adolescentes de 6 a 16 anos).
https://www.facebook.com/associacaoamas/

Associação Assistencial e Educacional Peniel: Projeto Manancial
Atende comunidades carentes promovendo a inclusão social através de ações que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e econômico.
https://www.facebook.com/ProjetoManancialCRP/

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Pinhais
Presta serviço especializado de natureza educacional a alunos com necessidades especiais com graves comprometimentos, múltiplas deficiências ou condições de comunicação ou sinalização diferenciadas quando o grau desse comprometimento não lhes possibilite ter acesso ao currículo desenvolvido no ensino comum.
https://www.facebook.com/apaepinhais/?fref=ts

Associação Ita Wegman
Promove o desenvolvimento humano e social através do atendimento pedagógico, terapêutico e assistencial a crianças, jovens e adultos com deficiência e crianças em situação de vulnerabilidade social. Também oferece orientação aos familiares com base na antroposofia.
https://www.facebook.com/associacaoitawegman/

Associação Menonita Beneficente
Presta assistência social a crianças, adolescentes, homens, mulheres e idosos na periferia da cidade de Palmeira/PR.
https://www.facebook.com/missaoamb/

Associação Miríade
Atua na região metropolitana e rural de Curitiba com projetos de educação integral, executados por uma equipe multidisciplinar que alia saberes ambientais e culturais. Seu foco é protagonismo juvenil. Atualmente trabalha com ações que promovem a agroecologia como forma de sensibilização e educação interdisciplinar para a conservação ambiental, geração de renda, fortalecimento da identidade, elevação dos níveis de respeito aos direitos humanos e participação democrática dos cidadãos.
https://www.facebook.com/Mir%C3%ADade-577406438977703

Associação Terapia Intensiva de Amor – TIA
ONG que tem como finalidade principal ações de caráter filantrópico e de assistência social voltadas para levar alegria, conforto, recreação, doações, amor e atenção para todos aqueles que necessitam, através da arte de clown voluntária em hospitais, lares, escolas e empresas. Busca tornar o ambiente hospitalar mais humano por meio do doutor palhaço.
https://www.facebook.com/Terapia-Intensiva-de-Amor-300274116690441/

Associação Wordfund
Organização sem fins lucrativos dedicada exclusivamente à melhoria da educação básica na América Latina por meio de programas que enfatizam o vínculo estudante-professor e focam nas habilidades críticas para o crescimento pessoal e a empregabilidade.
https://www.facebook.com/Worldfund/

Barco Sorriso
Grupo de voluntários dedicados a melhorar a saúde bucal  nas comunidades ribeirinhas carentes do litoral paranaense.
https://www.facebook.com/BarcoSorriso/

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI Brasil
Organização cristão que atua na proteção à infância, à adolescência e à família. Se baseia na promoção do acesso à assistência social, formação de lideranças, educação, arte-cultura, esporte, profissionalização, saúde, segurança alimentar, formação cidadã e advocay.
https://www.facebook.com/CadiBrasil/

Instituto Renascer
Promove ações interventivas que visam valorizar a infância e a adolescência em suas mais diversas realidades sociais. Usa estratégias de emancipação social que visam minimizar aspectos da fome e da miséria a que estão expostas crianças, adolescentes e famílias que se encontram sob risco social e pessoal no município de Guarapuava.
https://www.facebook.com/centronutricaorenascer

Conexão Liberdade
Startup comprometida com o empoderamento de mulheres em situação de cárcere com o objetivo de gerar renda e valorizar profissionalmente essas mulheres.
https://www.facebook.com/aconexaoliberdade/

Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Maringá
ONG que ajuda a desenvolver engenheiros através de ações de transformação social por meio de projetos de engenharia humanitária e sustentável.
https://www.facebook.com/esfmaringa/

Equosorriso Equitação e Equoterapia
Proporciona as crianças e adolescentes uma nova modalidade de esporte equestre, oferecendo os benefícios que esta terapia promove, na qualidade de vida de cada indivíduo, contribuindo em suas condições físicas, motoras e psicossociais. Oferecendo um amplo campo de atuação em competições de Pará – Esporto, caracterizado pela capacidade de receber diferentes áreas da saúde, educação e esporte. Adotando a recuperação do sorriso como um dos mais relevantes elementos deste projeto.
https://www.facebook.com/EquoSorriso/

GoodTruck
Reduz o desperdício de alimentos e alimenta quem necessita. Pega alimentos não manipulados que seriam descartados e produz alimentos de qualidade para pessoas necessitadas. Contribui, dessa maneira, para a solução de dois problemas sociais: ambiental, reduzindo o descarte de resíduos; e econômico, ajudando a combater a fome.
https://www.facebook.com/goodtruckbrasil/

Grupo Dignidade
ONG paranaense que promove a cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Atua na promoção dos direitos humanos das mulheres lésbicas e também junto ao Congresso Nacional e o Governo Federal na articulação de legislação e políticas públicas afirmativas para a população LGBT.
https://www.facebook.com/DignidadeLGBT

Instituto de Urbanismo Colaborativo (COURB)
Trabalha pelo desenvolvimento das cidades pequenas e médias do Brasil em busca de ambientes mais democráticos, saudáveis e sustentáveis, de forma colaborativa e multidisciplinar. Através do desenvolvimento de planos, programas, projetos e pesquisa, o COURB integra as necessidades de comunidades e de governos locais no Brasil.
http://www.courb.org/pt/

Mentoring Young Talents Brazil
Oferece mentoria para jovens identificando seus talentos individualmente, fomentar e aproximar as oportunidades acadêmicas existentes, provocando mudanças na autoestima, de maneira a estimular o pleno desenvolvimento cognitivo e educacional. Obtendo como resultado, jovens seguros e conscientes de suas escolhas acadêmicas e profissionais.
https://www.facebook.com/MentoringYoungTalentsBrazil/

We are all Smart
Organização que promove o empoderamento tecnológico, atuando como ponte entre comunidades com acesso limitado à tecnologia e a cocriação de soluções tecnológicas para questões locais.
https://www.facebook.com/weareallsmart/

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp