ABBA Promoção Social – Somos todos agentes de transformação

abba

Em seus 15 anos de história, a ABBA Promoção Social vem desenvolvendo projetos de promoção social ao ser humano, buscando proporcionar crescimento pessoal, profissional, familiar e comunitário, com vistas à transformação social.

Tem contribuído com a implementação de políticas públicas ao proporcionar a seus atendidos: informação, defesa de direitos, fortalecimento da função protetiva da família, mobilização e fortalecimento das redes sociais de apoio, mobilização para a cidadania, proporcionando a inclusão social através do empoderamento da comunidade atendida quanto à garantia de direitos, do estímulo ao protagonismo infanto-juvenil e do acesso ao esporte, cultura e meio ambiente.

Dentre os projetos realiza, tem como menina dos olhos o Projeto Ilustrando um Futuro Melhor, que tem como objetivo proporcionar atendimento à comunidade da Vila Verde, localizada no bairro da Cidade Industrial de Curitiba – CIC, um dos bairros mais populosos de Curitiba, região com altos índices de vulnerabilidade social.

Por se tratar de uma comunidade proveniente de invasão, enfrenta problemáticas estruturais nos âmbitos de saúde pública, segurança, educação, e trabalho infantil. A partir desta perspectiva, retirar as crianças das ruas e do trabalho infantil é de suma importância para o desenvolvimento da região, tendo em vista que, diminuindo sua permanência nas ruas, estarão mais distantes da exploração, ociosidade e consequente marginalidade. Contudo, a criança retirada do trabalho infantil precisa, além de escola, ter acesso a ações socioeducativas em um espaço de proteção que proporcione desenvolvimento físico, mental, moral e social, em condições de liberdade e de dignidade, tendo acesso à política do Sistema Único de Assistência Social. Vale destacar que a erradicação do trabalho infantil é fundamental para a ruptura do ciclo perverso, hereditário e excludente da pobreza.

O Projeto atende diretamente crianças, adolescentes e suas famílias, e indiretamente a toda a comunidade local, através de atividades socioeducativas, lúdicas, culturais, recreativas, como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Busca promover o fortalecimento de vínculos através da convivência social, além de contribuir com a conscientização ambiental, orientar quanto a cuidados pessoais, respeito ao próximo e o despertar de valores éticos e morais, dando oportunidade a cada participante de vislumbrar uma nova perspectiva de vida.

Entendendo a urgente necessidade de profissionalização de seus serviços é que a ABBA|PS optou por participar do Projeto Legado no ano de 2016 e foi surpreendida pela qualidade do conteúdo oferecido. Além de atualizado, é extremamente adequado à realidade das organizações sociais, seja para aquelas que estão dando seus primeiros passos ou aquelas que já estão há muito tempo na estrada. Um dos principais aprendizados foi o entendimento de que juntos somos mais fortes. Percebemos que o trabalho em rede fortalece todas as partes envolvidas, que se complementam, e juntas atingem de maneira mais efetiva as necessidades daqueles a quem se propõe apoiar.

Neste sentido, a ABBA|PS tem fortalecido suas relações com outras organizações da sociedade civil, com o Poder Público, Empresas e Pessoas que, admitam ou não, fazem parte do mesmo Universo. Estamos todos interligados e não há como fugir desta realidade. Diante disso há duas escolhas a se fazer: tentar inutilmente se afastar de todas as problemáticas sociais, tentando ignorar sua existência, mas sendo inevitavelmente atingidos por elas em algum momento da vida, ou, se dispor a fazer parte de uma rede de pessoas e organizações dispostas a transformar a sociedade. Como? Uma pessoa de cada vez.

Junte-se a nós e descubra que você também pode ser um agente transformador de vidas!

Alessandra Vidmontas, coordenadora de Projetos da ABBA-PS, organização social capacitada pelo Projeto Legado 2016, de iniciativa do Instituto Legado de Empreendedorismo Social; e captadora de recursos para o Instituto Atuação.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp