5 aplicativos para facilitar o trabalho do empreendedor social

android-1635206

Não é novidade: a tecnologia é uma ferramenta poderosa para conectar pessoas, compartilhar conhecimento, entre outros recursos. Ser empreendedor e gerir um negócio não é tarefa fácil e quando falamos de empreendedorismo social, somam-se outros desafios. Mas a regra de ouro é a mesma para todos: informação, inovação e profissionalização.

Essas três palavrinhas fazem parte do vocabulário diário aqui no Instituto Legado. Há cinco anos, mantemos um programa de capacitação para oferecer aos empreendedores sociais conhecimentos sobre estratégias de negócio e modelos de impacto para  que eles encontrem soluções que reduzam e eliminem problemas sociais. Além disso, incentivamos a conexão de pessoas e ideias.

O uso da tecnologia potencializa o processo de aprendizado e pode ajudar a transformar a gestão de projetos sociais. Pode ser organização da sociedade civil, startup ou negócio social, os benefícios são inúmeros. Pensando nisso, listamos cinco aplicativos que vão facilitar seu dia a dia, seja na organização de conteúdo, administração financeira, comunicação ou gestão de tarefas.

Evernote

Se você lida com documentos, gosta de guardar anotações e quer salvar notícias da internet que podem ser úteis para a sua organização, o Evernote pode ajudar. O aplicativo (que também tem versão para desktop) captura, organiza e compartilha notas e documentos de qualquer lugar. Você organiza suas notas em pastas e tags, o que facilita a pesquisa. Tem a opção de sincronizar e fazer comentários em conteúdos pelo celular, tablet e computador.  Também permite compartilhar as notas com sua equipe de trabalho. Disponível para Android, IOS e Desktop.

Wunderlist

Aplicativo para lista de tarefas. Existem muitas ferramentas que oferecem essa solução, inclusive o Evernote, mas o Wunderlist é um dos melhores e mais fáceis de usar. Com ele você pode listar as tarefas e dividi-las por finalidade (tarefas do trabalho, tarefas particulares, tarefas acadêmicas…). A lista fica visível no celular e você ainda recebe notificações. Quer delegar  tarefas com a equipe de trabalho? O Wunderlist permite compartilhar atividades com os colegas, definir a função de cada um no projeto e estabelecer data de conclusão para cada subtarefa. Disponível para  iPhone, iPad, Mac, Android, Windows, Kindle Fire e Web

Meetup

O Meetup põe em contato as pessoas de uma cidade para que, juntas, façam o que mais gostam. Funciona como uma espécie de versão online do Meetup de Empreendedorismo Social, que já é feito em Curitiba, mas trabalha com outros temas também. Ele ainda permite ver todos os eventos ligados à sua temática na cidade. Está disponível para Android e IOS.

Google Primer

Aplicativo com tutoriais sobre negócios e marketing. Cada lição tem cinco minutos e ensina temas como plano de negócios, marketing de conteúdo, comunicação com o cliente, engajamento, métricas, publicidade digital e desenvolvimento de marca. A ferramenta sempre é atualizada com novos conteúdos. Disponível para Android e IOS.

QuickBooks

Aplicativo de gestão financeira. Com ele, você pode gerenciar gerenciar gastos e ganhos do seu negócio, controlar o fluxo de caixa, as contas a pagar e receber, a conta bancária, lista de clientes e fornecedores, relatórios de performance, além de armazenar comprovantes financeiros. Para utilizá-lo é preciso pagar mensalidade de R$ 19,90 por mês. Também é possível usar a versão de teste gratuitamente, por 30 dias. Disponível para Android, IOS e Web.

BÔNUS

Já que estamos falando em tecnologia, que tal um pouco de inspiração? Está disponível no Youtube o documentário “Conectados Transformamos”, que apresenta seis histórias de pessoas que decidiram agir pela mudança que desejam ver no mundo. Juntos, elas formam uma rede de inovadores que perceberam que vivemos em um mundo conectado e que é possível utilizar as tecnologias e novas mídias para colaborar na solução dos problemas sociais.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp