Vencedor do Prêmio Nobel da Paz vem a Curitiba para palestra no Teatro Guaíra

muhammad

O Marins Bertoldi Advogados Associados e o Instituto Legado vão trazer para Curitiba o vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2006, Muhammad Yunus. Considerado pai do microcrédito e dos negócios sociais, o professor Yunus vem ao Brasil para participar do “Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo” realizado pela Universidade Federal do Paraná e patrocinado pelo Marins Bertoldi Advogados Associados e Instituto Legado, entre outras instituições apoiadoras.

A palestra programada para o dia 03 de maio, às 14h45, no Teatro Guaíra, marca o início de uma série de comemorações pelos 20 anos de fundação do escritório. O Congresso será realizado nos dias 03 e 04 de maio.

Sobre Muhammad Yunus e o Microcrédito

 Foi em 1976 que o Professor Yunus começou a fazer experiências com o fornecimento de pequenos empréstimos para população abaixo da linha da miséria (que vivem com menos de US$ 2 por dia), sem as garantias e exigências tradicionais dos bancos comerciais. O projeto foi chamado de Grameen Bank e, mais tarde, em 1983, tornou-se um banco oficial para fornecer empréstimos a essas pessoas, principalmente mulheres na zona rural de Bangladesh. Hoje o Grameen Bank tem mais de 8,4 milhões de mutuários, 97% dos quais são mulheres, e desembolsa mais de 1,5 bilhões de dólares por ano. A idéia se espalhou por quase todos os países do mundo, incluindo países desenvolvidos e industrializados. Pela sua atuação social, ao criar um modelo de negócios financeiramente sustentável e destinado a esse público sem escraviza-los pelos empréstimos que faziam, tirou 60 milhões de pessoas da miséria. Por isso, o professor Yunus coleciona uma série de títulos, entre eles, o Prêmio Nobel da Paz 2006.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp