Descrição do Projeto

logo-dia
  • Rua Emílio de Menezes, 1317 – Curitiba – PR
  • http://www.dia.org.br/
  • dia@dia.org.br
  • (41) 3123-2620

O DIA desenvolve consultorias em design e oficinas de criação, que visam proporcionar a experimentação da inclusão de técnicas criativas no processo de concepção de um produto. Com o tempo, foi sistematizado para grupos associativos, com método que inclui enfoque participativo (baseado no método ZOP de Cordiolli) e que segue princípios da pedagogia da autonomia (de Paulo Freire). Disso, surgiram cursos sobre: oficinas de criação; de reconhecimento do entorno e desenvolvimento de ícones para inspiração de produtos com referência local; observação dos modos de comercialização e layout do ponto de venda para melhorar a comunicação dos produtos; melhoria do processo produtivo respeitando características locais; e planejamento estratégico participativo voltados para grupos associativos de artesãos.

Da nossa experiência e observando demanda na cidade por atividades contra turno para jovens e adolescentes de baixa renda, desenvolvemos e propomos o projeto VIVA Design, que foi selecionado pela Fundação Cultural de Curitiba e Ministério da Cultura para ser um dos Pontos de Cultura da cidade.
O projeto visa a oferta de atividades para jovens de baixa renda residentes nas regionais CIC, Bairro Novo, Pinheirinho e Boqueirão. Tais atividades compreendem a experimentação da criação de produtos de baixa complexidade, onde abordam questões como sustentabilidade, cidadania, valores, gestão e comercialização.