Legado Socialworking promove Cine Social sobre migração e refúgio

cinesocial

Na próxima sexta-feira, dia 10, o Legado Socialworking promove o primeiro Cine Social, evento que vai fazer uma imersão em temas que influenciam a sociedade por meio de diferentes manifestações artísticas e culturais, como fotografia, musica, cinema e teatro.

Nesta primeira edição, o Cine Social propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados por refugiados e imigrantes de todo o mundo. Para fazer uma imersão no tema, será exibido o documentário Lakay, produzido por Jéssica Frazão e Matheus Paladino, sobre a imigração de haitianos no Vale do Itajaí, Santa Catarina.

lakayA produção retrata o ponto de vista dos haitianos e daqueles que se identificam com essa comunidade, sobre o processo de imigração, recepção, preconceito/xenofobia, dificuldades do idioma, adaptação e superação.

“Em tempos de crise migratória e de políticas anti-imigração nos Estados Unidos, eu tentei mostrar como é difícil estar na posição de migrante em um país estrangeiro e como, às vezes, estamos cercados de pré-julgamentos e preconceitos”, explica Jéssica Frazão.

A produtora acredita que a empatia é fundamental para falar sobre esse assunto tão complexo. “Gostaria que todos que assistissem pudessem refletir e, quem sabe, conhecer melhor os haitianos, ir além das informações da mídia, buscar mais aproximação com esta comunidade, querer ajudá-los e participar mais ativamente das atividades socioculturais da sua comunidade, cidade e região”, afirma.

Mostra fotográfica e Bate-Papo

O fotógrafo Bruno Santos também vai participar do Cine Social com uma mostra de fotos registradas em suas viagens para o Haiti, país onde Bruno foi voluntário e ensinou fotografia para crianças.

Para fechar com chave-de-ouro, Marcela Milano e Raquel Correa vão conduzir um bate-papo sobre o trabalho que o negócio social Linyon realiza com o migrantes e refugiados e sobre o Cidadão do Mundo, projeto criado em parceria com a Badu Design.

O Cine Social acontece das 16h às 19h. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas nesse link: https://goo.gl/forms/Peq3DPb8uls01Dio2

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp