Instituto Legado e PUCPR lançam livro sobre Empreendedorismo Social e Inovação

livro

Texto: Stephane Sena

Produção reúne teoria, metodologia, ferramentas e cases escritos por 15 especialistas do setor. Aberto ao público, o lançamento acontece dia 22 de junho, às 19h30, na PUCPR. Além de acompanhar um bate-papo com empreendedores sociais, os participantes vão receber o QR Code para baixar o livro gratuitamente

Em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Instituto Legado lança no dia 22 de junho o livro Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro, publicação colaborativa que reúne o olhar e a experiência de professores, mentores, empreendedores e outros protagonistas do setor. O projeto nasceu para fomentar o debate sobre as especificidades culturais, políticas, legais e socioambientais que envolvem iniciativas de impacto no Brasil, além de servir como roteiro estudos a ser utilizado dentro e fora da academia. 

“Ao mesmo tempo em que traz um conteúdo teórico bastante profundo, o livro apresenta práticas, metodologias e formas de trabalhar tanto do ponto de vista da constituição de negócios e organizações com propósito social, quanto da modelagem dos aspectos jurídicos, e das ferramentas para a ampliação de impacto, como gestão, marketing, comunicação e mensuração. A riqueza e a atualidade do tema é um dos pontos altos desse livro”, explica o presidente do Instituto Legado, James Marins, que é um dos organizadores do livro, ao lado de Mari Regina Anastácio, professora da PUCPR, e de Paulo Cruz, coordenador da pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais da FAE.

Além da experiência técnica e científica, a produção valoriza e traz o exemplo prático de organizações brasileiras, muitas que passaram pelo Projeto Legado, programa de capacitação gratuito para acelerar e expandir impacto. James Marins explica que o livro traz um conteúdo inédito, que leva em consideração o empreendedorismo social e a inovação a partir das especificidades brasileiras. “Nossa literatura sobre esse campo é muito incipiente. Temos várias obras estrangeiras, vindo de Harvard, Oxford e outros lugares do mundo, mas no Brasil ainda estamos em fase inicial de pesquisas e estudos sobre esse tema”.

O empreendedorismo social sob diferentes ângulos

A publicação é dividida em 13 capítulos sobre Empreendedorismo Social como Movimento Transformador Massivo, Conceitos e Tipologias de Iniciativas de Impacto Socioambiental, Aspectos Jurídicos, Empreendedor Intraempreendedor Social, Design Thinking, Planejamento Estratégico, Comunicação e Marketing, Captação de Recursos, Formação de Equipes, Gerenciamento de Projetos, Advocacy, Avaliação e Mensuração de Impacto e Intervenção Comunitária.

“O universo do empreendedorismo dos negócios sociais é muito amplo, compreende a ideia de movimento transformador massivo e recebe no seu conceito tanto organizações sem fins lucrativos e empresas interessadas em gerar impacto social, quanto iniciativas de políticas públicas por meio de advocacy, tecnologia e movimentos cívicos. Por isso faz parte do movimento transformador massivo, que é um dos temas que nós tratamos no livro”, afirma Marins.

Conhecimento compartilhado

A afinidade de propósitos institucionais permitiu unir a experiência da PUCPR no campo socioambiental com a ação prática do Instituto Legado. “A PUCPR tem uma missão muito alinhada com o Instituto Legado. Temos como diretriz a educação para a solidariedade e o ensino como ferramenta para agentes de transformação social. Para nós, é importante ter um material robusto, que seja acadêmico, prático e aplicado ao contexto brasileiro. Podemos usar em nossas disciplinas para incentivar os alunos a se aproximarem do empreendedorismo social”, comenta a professora Mari Regina Anastácio.

Essa colaboração ajudou a mobilizar pessoas engajadas na difusão do conhecimento e no fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo social. Os capítulos foram escritos por 15 especialistas do Brasil e do Chile: James Marins, Mari Regina Anastácio, Fernanda Andreazza, Waldo Soto Bruna, Gabriela Carrasco, Camila Fernández, Priscila do Nascimento Costa, Alexandre Amorim, Giana Andonini, Viviane Aroldi, Alessandra Gerson Saltiel Schmidt, Morgana Gertrudes Martins Krieger, Paulo R. A. Cruz Filho, Liza Valença Ramos e Juliana de Oliveira Souza.

O prefácio ficou a cargo de Mirella Domenich, diretora da Ashoka Brasil. “Este livro tem a virtude de reunir em uma única publicação esses múltiplos olhares acerca do empreendedorismo social e de suas diversas possibilidades. Além de uma excelente leitura, é uma ferramenta poderosa para quem quer conhecer mais a respeito do campo, empreender e inovar”.

Noite de Lançamento

A apresentação oficial do livro Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro acontece na sexta-feira, dia 22, na PUCPR. O lançamento integra a programação do  Coletiva, evento da PUCPR sobre empreendedorismo, criatividade, tecnologia e inovação. Além da presença de autores e organizadores, haverá um bate-papo com Lina Useche (Aliança Empreendedora), Alexandre Amorim (ASID) e Fernando Granato (Quíron Educação).

A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Quem estiver no lançamento vai receber um QR Code para fazer download gratuito do livro :)

Empreendedorismo Social e Inovação Social no Contexto Brasileiro
James Maris, Mari Regina Anastácio, Paulo R. A. Cruz Filho (organizadores)

Lançamento dia 22/06, às 19h30
Local: PUCPR (campus Curitiba) – Auditório Mário de Abreu – Bloco Verde
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR, 80215-901 (entrada pelo Portão 4)
Inscrições: 
https://www.sympla.com.br/coletiva18—dia-5—2206__306431

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp