Dia Internacional Nelson Mandela celebra o legado do líder que lutou por paz e igualdade

grafity-1557778_960_720

Desde 2009, o dia 18 de julho é reservado à celebração do Dia Internacional Nelson Mandela. Instituída pela Organização das Nações Unidas, a data serve como um convite para a construção de um mundo melhor, com menos injustiças, violências e desigualdades; um convite para que as pessoas do mundo todo façam a diferença em suas comunidades.

Foi em 18 de julho de 1918 que Nelson Mandela nasceu. O ativista dedicou sua vida ao serviço da humanidade, como defensor dos direitos humanos e da paz e foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul. Seu governo concentrou-se em desmantelar o apartheid, combatendo o racismo institucionalizado, a pobreza e a desigualdade, e promovendo a reconciliação racial.

Em comemoração à data, a ONU lançou hoje 1º Concurso de Vídeo da ONU Nelson Mandela, com o tema “A luta contra a pobreza é uma questão de justiça. Não é um gesto de caridade”. O projeto avaliará produções audiovisuais de ficção ou documentário que tenham duração de 4 a 6 minutos. Os três melhores filmes serão divulgados em 1º de setembro e serão exibidos no mesmo mês no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto pelo link https://goo.gl/forms/WAiG6mEDgwHE3fpN2

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira que forma o grupo 10% mais pobre é majoritariamente negra. Em 2014, 76% dos mais pobres eram negros.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp