Desafio de conexões: Projeto Legado incentiva formação de rede e iniciativas colaborativas

jOAO

Conexão é palavra de ordem no Instituto Legado. Não é à toa que essa palavrinha tão poderosa está em tudo o que fazemos – das matérias que postamos no blog, passando pela metodologia do Projeto Legado até a criação do Socialworking. Acreditamos que organizações em rede são capazes de crescer internamente e apoiar o desenvolvimento de outras, criar novas possibilidades de intervenção em suas comunidades e expandir seu impacto na sociedade. É com base nessa premissa que as iniciativas selecionadas para o Projeto Legado são incentivadas, constantemente, a se conhecerem e, a partir de um diálogo contínuo, repensar suas ações e enxergar novas possibilidades de ação.

As iniciativas sociais que estão na segunda fase do programa de capacitação marcaram visitas entre elas e bate-papos para conhecer outras realidades, aprender a partir de outras perspectivas e pensar formas de trabalhar em conjunto. Ao longo de três meses, essas reuniões foram feitas continuamente e geraram experiências e ideias transformadoras. A partir dessa semana, vamos apresentar o perfil das organizações que estão no Projeto Legado e o relato de seus representantes sobre o desafio de conexões. Começamos a série com uma iniciativa voltada para crianças que estão em vulnerabilidade social. Confira:

5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho

Criado em 2015, no município de Paranaguá, o 5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho busca retirar crianças da vulnerabilidade social por meio da Filosofia 5C: conscientização, conhecimento, cultura, cooperação e comunidade. Atualmente, a ONG está na turma de Expansão de Impacto do Projeto Legado e desenvolve quatro projetos:

Fotografando o Mundo: Desenvolve oficinas de fotografia
Democratizando: Envolve adolescentes e jovens com a participação política
Tocando o Futuro: Recitais e Corais infantis
Show de bonecos: Pedagogos, professores e estagiários apresentam Teatro de Bonecos às crianças e ensinam a confecção de bonecos

O fundador da 5C, João Costa Júnior, conta que as visitas foram um grande aprendizado pessoal e organizacional. “Foi e está sendo apaixonante poder compartilhar e receber histórias lindas de superação, emoção e desejo de fazer o bem para o outro sem querer nada em troca além de felicidade”. O Centro Cultural se reuniu com seis instituições: Barco Sorriso, Bonecas de Propósito, Instituto de Urbanismo Colaborativo (Courb), Terapia Intensiva de Amor (TIA), Good Truck e Nariz Solidário.

“Após as conversas, identificamos um gigantesco projeto em que nossas crianças possam ajudar nos eventos como voluntários mirins conhecendo as diversas realidades. E lógico, para todo sempre, seremos incentivadores, impulsionadores e estaremos juntos dessas organizações maravilhosas”, afirma João.

Para conhecer outros relatos e experiências, acompanhe nossas próximas postagens. Em breve vamos apresentar outras organizações do PL 😉

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp