Desafio de Conexões: APAE Pinhais

APAE Pinhais visita

A capacidade de adquirir mais conhecimento passa pela disponibilidade em ouvir. Ouvir o que o próximo tem para nos ensinar, seja com acertos, seja com erros. O importante é conhecer outras experiências e lições de vida. No Desafio de Conexões do Projeto Legado 2017 estamos focados nessa troca tão valiosa. E a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinhais sabe bem disso.

A organização presta serviço educacional especializado para alunos que tenham necessidades especiais com graves comprometimentos, múltiplas deficiências ou condições de comunicação ou sinalização diferenciadas, o que compromete o acesso ao currículo desenvolvido no ensino regular. Durante o desafio proposto pelo PL, a APAE Pinhais visitou as instituições Equosorriso e Projeto Manancial. “Conhecer instituições nos proporcionou trocas significativas e nos levou a ampliar nossos conhecimentos sobre diversos trabalhos sociais executados pelas iniciativas visitadas e por aquelas que recebemos aqui com muito carinho”, afirma a diretora da APAE Pinhais, Maria Lima.

Com as visitas, foram pensadas possibilidades de projetos conjuntos. Com a Equosorriso, por exemplo, a ideia que os alunos da APAE possam ter aulas de equoterapia. “O que nos chamou a atenção foi o espaço em si e a disponibilidade de toda família envolvida no mesmo objetivo”, conta Maria. De acordo com ela, no Projeto Manancial chamou a atenção o empenho de equipe e os diversos atendimentos realizados mesmo com poucos recursos.

“Essa experiência nos possibilitou novos insights e admiração pelo lindo trabalho desenvolvido às vezes com tão pouco recurso. Nos conectamos e criamos novas redes, fortalecemos os laços e nos aproximamos ainda mais das instituições que visitamos e recebemos. Sem dúvida, a experiência proposta foi valiosa”, conclui a diretora.

Assine nossa news e receba conteúdos exclusivos de impacto social!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp